Resenha - "Érica", Larissa Barros Leal

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017
 Olá leitores! Hoje tem resenha do livro da nossa parceira, a autora Larissa Barros, que aos quinze anos escreveu o seu primeiro romance que é o nosso querido "Érica". Espero que gostem e deixem seu comentário!


 Sinopse: Érica tinha uma vida normal em Fortaleza até a manhã em que seus pais foram mortos em seu lugar. Após descobrir que foi incluída na lista negra da Ordem das Doze Tribos de Israel, recebe um convite para se tornar uma agente da União Europeia, que luta com todas as suas forças para impedir que judeus fundamentalistas exterminem a humanidade. Enquanto isso, em Moscou, dois jovens sobrevivem a um duplo atentado que mata quase todos os seus amigos e lidam com a revelação de um segredo que envolve uma das vítimas. No Cairo, uma ONG islâmica tenta escapar de uma armadilha arquitetada pela ODTI para submetê-la ás suas decisões. Em Washington, sede da Ordem, a filha de um funcionário da Casa Branca cai em ciladas para que seu pai colabore com os radicais. Em Pequim, um filho procura o pai, há meses desaparecido... Todas essas histórias se conectam. As tensões não são apenas entre povos e religiões, mas também entre pais e filhos, amigos, casais. E a pergunta que não quer calar: conseguirá Érica salvar o mundo da destruição cada vez mais próxima?

 Resenha: A história começa lá em nossos livros de História da escola, isso mesmo, com as guerras, os atentados e as perseguições. Após todo esse período de muita tensão e sofrimento para o mundo, foi criado uma Ordem, chamada de Ordem das Doze Tribos de Israel (ODTI), onde, de inicio tinha o objetivo de estabelecer a paz entre os judeus e principalmente pregar a fé judaica e restaurar os valores perdidos dessa religião. Porém, nem tudo é o que se parece, na verdade, essa Ordem é administrada por integrantes que visam uma vingança contra o mundo inteiro por todo o sofrimento que os judeus passaram na época das grandes guerras. Bom, se todo esse plano de vingança desse certo, seria o fim do mundo inteiro, e consequentemente o fim de inúmeras famílias inocentes, incluindo Érica.


  Um dos atentados da ODTI, foi a morte dos pais de Érica, que com isso, a única solução encontrada pela garota fora se unir a Europol, um grupo de agentes mirins que logo deram a Érica uma missão que, mal sabia ela, salvaria todo o mundo dessa enorme guerra que estava vindo por aí.
 E é aí que as histórias se misturam. Viajando pelo mundo, Érica conhece e faz parte da vida de várias pessoas, seja Moscou, Pequim, Cairo, Érica era determinada, muito decidida e de um carisma enorme. Com essas qualidades e com a ajuda de seus novos amigos, ela desvenda inúmeros mistérios e segredos que estão sendo armados para destruição do mundo pelos judeus fundamentalistas. Tudo isso ao mesmo tempo em que tenta superar a dor da perda de seus pais e a distância da sua família (Isso tudo com apenas dezesseis anos...Uf!).

              "This is not a suicide note"

 A mistura de lugares e personagens durante o livro é muito boa. Cada página é uma sensação de emoção e ansiedade e cada vez que o caso parece ser todo descoberto, tudo dá uma enorme reviravolta (quem era bonzinho não é mais e vice-versa...IXIII!) e estamos lá com nossas dúvidas.
 A leitura desse livro foi muito boa para mim, pois de inicio não sabia se era um livro tão bom quanto parecia e agora, tenho a completa certeza de que superou todas as minhas expectativas. A junção de fatos históricos á essa literatura é com certeza um dos melhores pontos positivos que gostei. Geralmente me perco com histórias com muitos personagens (sou péssima em gravar nomes), mas consegui acompanhar tudo direitinho.
 Um livro completamente corrigido, não achei um errinho sequer e uma linguagem muito boa e fácil de acompanhar, um ótimo trabalho da Editora, que também caprichou na capa!

 Ao final da história, e ao descobrirmos todos os segredos e revelações, se concretiza com a vitória de uma grande heroína, que restabeleceu paz e confiança para o mundo, até tendo de fazer o impossível. Bom, pra saber tudo o que aconteceu de verdade só lendo mesmo né?!

 Uma leitura muito prazerosa e impressionante. Ler "Érica" foi uma experiência única.

 OBS: (Foi muito legal a autora explicar que o fato de usar a religião como um dos fatores principais para todo o enredo da história não torna um livro religioso ou defensor de uma religião em si. As pessoas são imperfeitas e, portanto, não devem ser comparadas a deuses ou imagens de fé).


 "Numa guerra não existem vencedores. Todos perdem... Por cada pessoa, soldado ou civil, que morre numa guerra, a humanidade perde um pouco de sua essência,e os países, parte de seu maior patrimônio... o melhor caminho é paz."


Avaliação pessoal: 4/5
Quantidade de páginas: 272
Editora: Novo Século










6 comentários

  1. Uau,Bia.que legal! E a autora super jovem e com essa bagagem. Deve ser incrível. Beijos e ótima resenha

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse livro e fiquei simplesmente boquiaberta quando cheguei ao desfecho. Preciso reler pra ver se consigo "pegar no ar" o que está acontecendo antes do fim.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah com certeza! Esse é um livro que nos surpreende completamente no final! Obrigada, beijos.

      Excluir
  3. Fiquei maravilhado com o contexto da resenha, vou comprar o livro fiquei bem curioso kkkkkkkk

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.