Resenha - "Eu Sou A Lenda", Richard Matheson

quinta-feira, 30 de junho de 2016
   Oi, leitores! Bem-vindos à resenha do livro "Eu Sou A Lenda", de Richard Matheson, considerado, por muitos, um genuíno clássico da literatura de terror e suspense, inclusive pelo mestre Stephen King.


   "Uma impiedosa praga assola o mundo, transformando cada homem, mulher e criança do planeta em algo digno dos pesadelos mais sombrios. Nesse cenário pós-apocalíptico, tomado por criaturas da noite sedentas de sangue, Robert Neville pode ser o último homem na Terra. Ele passa seus dias em busca de comida e suprimentos, lutando para manter-se vivo (e são). Mas os infectados espreitam pelas sombras, observando até o menor de seus movimentos, à espera de qualquer passo em falso... Eu sou a lenda, é considerado um dos maiores clássicos do horror e da ficção científica, tendo sido adaptado para o cinema três vezes."
   Antes de começar a citar os pontos negativos e positivos do livro, gostaria de redigir um elogio à editora, pois eles fizeram uma belíssima capa, letras grandes que deixam a leitura confortável e um ótimo trabalho com a tradução. A única coisa que deixa a desejar é a revisão, há um erro aqui e ali, apesar de não atrapalhar a experiência.

Imagem de autoria do Doce Nerds; se copiar credite
   Há algo que não é comum de se ver tanto em livros, que é quando o enredo apresenta apenas dois personagem durante o desenvolvimento da trama, sendo que em grande parte apresenta-se apenas um. E isso não é à toa, já que contribui para a formação da essência da história: solidão. Sendo dividido em partes, "Eu Sou A Lenda" apresenta momentos da vida de Robert Neville após o apocalipse vampiro, e ele acredita ser o único homem vivo restante na Terra, por isso a essência da trama. Descobrimos as fragilidades emocionais do personagem de uma maneira enaltecedora, e isso nos faz nos identificarmos com ele às vezes.
    A abordagem temática principal apresentada nesta obra é o ser diferente, pois, quando o protagonista olha para as pessoas da nova sociedade formada a partir das criaturas, ele vê o medo, a inquietação que elas têm em relação à "normalidade", proposta pela mente de Neville. Isto nos leva a uma análise um tanto mais aprofundada: até quando a  nossa normalidade é normal até colidir com a normalidade do outro?
   O autor se utiliza de pesquisas científicas para comprovar o que está sendo posto, um método bastante eficaz, mais convincente, inclusive, para o leitor. A escrita presente é fluída, embora haja algumas cenas lentas que talvez incomodem algumas pessoas.
  "Eu Sou A Lenda" é um satisfatório clássico da literatura do terror psicológico e ficção científica, trabalhado minuciosamente nas relações personagem-ambiente-vampiros. Merece ser lido por todos, até mesmo aqueles que não apreciam o gênero.

Ficha técnica:
Título: Eu Sou A Lenda
Autor: Richard Matheson
Editora: Aleph
Nº de páginas: 384
Gênero: terror, suspense, ficção científica
Data de lançamento: 1954
Avaliação: 4/5 👍
Onde comprar: Amazon, Submarino


Capa:

Imagem de autoria do Doce Nerds; se copiar credite

3 comentários

  1. Oiii.

    Quero muito ler esse livro, desde que descobrir ser um livro, depois que assisto ao filme. Já pensei em comprar, mas sempre desisto. Ele está na minha lista de leitoras para esse ano. Espero conseguir ler.

    Beijos
    www.livrosecafe.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vale a pena a leitura deste livro. Quanto ao filme, não gostei muito não, porque mudaram muita coisa e a essência da obra perdeu-se. Se você gostou do filme, o livro não irá te decepcionar. Boa leitura!

      Excluir
  2. Oiii.

    Quero muito ler esse livro, desde que descobrir ser um livro, depois que assisto ao filme. Já pensei em comprar, mas sempre desisto. Ele está na minha lista de leitoras para esse ano. Espero conseguir ler.

    Beijos
    www.livrosecafe.com

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.