Resenha - "Os Sertões", Euclides da Cunha

quinta-feira, 1 de setembro de 2016
 Olá leitores e jedis de toda a galáxia!!! Para o primeiro post do mês, vou trazer uma resenha ótima de um clássico literário, Euclides da Cunha, com sua obra de grande sucesso, Os Sertões.
 Esse livro foi lido e estudado para a realização de um trabalho escolar e a resenha está disponível para realização dos mesmos futuramente.
  Espero que gostem e lembrem-se, se pegar, dê os créditos!

Resultado de imagem para os sertões

 Bom, o livro retrata todo o movimento da Guerra de Canudos, ou Revolta de Canudos, que ocorreu nos sertões da Bahia, em uma cidade chamada Canudos, daí o nome.
 Vale lembrar, que nesse período o Brasil se encontrava em transição de República, ou seja, República da Espada e Oligárquica. Estavam acontecendo grandes revoltas (como a da Armada e a Federalista). Entre elas, o movimento de Canudos, liderado por Antônio Conselheiro e criado com a pura indignação da forma de governo, do tratamento do sertanejo como um "pobre e miserável" e a insatisfação pelo poder de não pertencer mais a Igreja (naquela época o Brasil deixou de ser um Estado laico), 
 Em sua obra, bastante conhecida pelo mundo, Euclides da Cunha divide 3 partes para descrever todo o processo.
 Em sua primeira parte chamada A Terra, ele propõe ao leitor uma breve compreensão do cenário, utiliza-se de termos específicos para relatar o local, aborda os percursos, clima, vegetação e composição do lugar.
 Na segunda parte do livro, O Homem, vemos a descrição do personagem sertanejo, a discriminação do homem, a superioridade dos brancos, fazendeiros e ricos sob o negro e jagunço. Além disso, ele aborda a vida sofrida do líder da revolução, dito antes, Antônio Conselheiro, até a sua morte.
 Na última parte, e a mais interessante, denominada A Luta, Euclides desenrola o roteiro, dando vida a sua obra. ele descreve os pontos culminantes e sofridos das expedições, as mortes e a luta pelo melhor. 
 É realmente importante se ler as duas primeiras partes e entender sobre o período brasileiro antes de se aprofundar na história, assim, a curiosidade se torna mais aguda e podemos entender a narrativa com grande clareza.

 É um livro indicado para todas as idades e gostos pelo conhecimento. Os Sertões é uma história real e altamente aprofundada em detalhes.
 “Os Sertões” é uma obra mais documental, e com importante registro histórico. Ao contrário do que muitos acreditam, não é um puro romance, mas sim um trabalho documental com contrastes. Em alguns momentos pinceladas literárias. Em outros, obra cientifica. Ao longo da leitura pode-se observar pontualmente o naturalismo, que fazia parte da época, com descrições bem realísticas, vividas no final do século XIX.

Avaliação: 4/5

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.